foto original de Valéria Carvalho

Sobre

Marcos Bassul nasceu em Niterói (RJ) e reside em Brasília desde 1975. Durante alguns anos esteve em Belo Horizonte e em 1984, no Teatro Municipal de Ouro Preto, apresentou seu primeiro show: “Coisas da Vida”, com músicas de sua autoria. Gostou e, a partir daí, começou a fazer shows e a se apresentar em bares e casas noturnas diversas.

Compôs e produziu jingles e trilhas para teatro e no período de 1996 a 2000 dedicou-se ao estudo e licenciou-se em Música pela Universidade de Brasília.

No final dos anos 90 teve sua primeira canção – O Beijo - gravada no cd Pra–Pirá Brasília, coletânea de diversos compositores de Brasília - Em 2001 teve sua canção Outeiro, parceria com Heraldo Palmeira, gravada no cd Primeira Vez, da saudosa cantora brasiliense Juliana de Aquino.

Hoje é professor da Escola de Música de Brasília, onde leciona Linguagem Musical e atualmente é também Orientador e Cantor na Superband da Escola, para a qual também desenvolve projetos pedagógicos na área do ensino musical. Trabalhou durante dois semestres, entre 2010 e 2011 como professor autor/supervisor da UAB/UnB, lecionando Percepção e Estruturação Musical 2, no curso a distância de Licenciatura em Música.

Lançou em 2005 seu primeiro cd – Portfólio – sob apoio parcial do FAC, com composições de sua autoria e com parceiros diversos que conheceu pelos caminhos onde andou, como Renato Matos, Nivaldo Ramos, Heraldo Palmeira, Cláudio Faria e Marcos Santana.

Portfólio em músicas gravadas em 1990, em Belo Horizonte, 1996, 2000, 2004, em Brasília, todas remasterizadas para se juntarem com uma mesma qualidade técnica num repertório de estilos variados como blues, funks, rocks, reggaes, sambas e baladas.

Gravou em 2012 o cd – Acústico ma non troppo – com patrocínio do FAC, recheado dos melhores músicos de Brasília, no qual continua a apresentar um repertório autoral escolhido a dedo.

Em 2013, produziu e dirigiu seu primeiro videoclipe - Blues Band – também patrocinado pelo FAC, todo filmado em Brasília.

Em 2014 teve três canções – Pra Ser Alegre (Marcos Bassul), Recomece (Marcos Bassul e Sônia Andrade) e Infantil (Sônia Andrade e Marcos Bassul) - gravadas no cd Daqui pra Frente da cantora mineira Sônia Andrade.